top of page
Buscar

Um estudo recente identificou uma nova jazida de areia localizada a 10 km da costa, que pode ser utilizada na obra de engorda da praia de Ponta Negra.

  • semeavivamento
  • 23 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

A Prefeitura de Natal iniciou a utilização de uma nova jazida de areia, localizada a 10 km da costa, para a obra de engorda da praia de Ponta Negra, que foi retomada no último sábado (21). As informações foram reveladas em um relatório técnico de uma empresa contratada pela Funpec, que foi incluído no processo de licenciamento da obra, ao qual o g1 teve acesso.


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema) ainda não confirmou se essa nova jazida se encontra dentro da área licenciada inicialmente. O relatório indica que, após identificar um potencial promissor na nova área, os estudos foram realizados entre os dias 12 e 19 de setembro de 2024, confirmando a qualidade da areia, que é de granulometria média a grossa, compatível com a areia nativa da praia.


Antes de retomar a obra, a prefeitura publicou um decreto de emergência no dia 20, citando o avanço do mar sobre o Morro do Careca e hotéis da região. Um parecer jurídico da Procuradoria Municipal argumentou que, em situações de emergência, é possível a execução de obras sem a autorização prévia do órgão ambiental.


O secretário de Meio Ambiente e Urbanismo de Natal afirmou que a nova jazida é de excelente qualidade. Estima-se que a obra utilize cerca de 1.004.018 m³ de areia, enquanto a jazida possui um volume preliminar de 1.500.000 m³. A obra havia sido paralisada desde 3 de setembro devido à presença de cascalho nos sedimentos retirados da área licenciada, mas agora, com a nova jazida, a continuidade dos trabalhos está garantida.



 
 
 

Commentaires


bottom of page